Objetivos

O PGECD tem como objetivo a formação de profissionais com sólido embasamento em Estatística e Ciência de Dados, capazes de contribuir para o desenvolvimento da pesquisa científica no Brasil, de auxiliar no gerenciamento e análise de bases de dados de grandes volumes, e de oferecer suporte para a tomada de decisão em variadas áreas estratégicas da sociedade (a citar: Educação, Transporte, Economia, Saúde, Indústria, Ambiente, dentre outras), suprindo assim a elevada necessidade de profissionais nestas áreas. Nomeadamente, visa:

- Fornecer uma ampla e sólida formação em metodologias estatísticas, tornar o aluno familiarizado com a pesquisa científica na área e envolvê-lo em aplicações da Estatística e Ciência de Dados em diversos campos. O profissional formado terá uma base teórica sólida e conhecimento do estado da arte da sua área de atuação.
  • Formar profissionais com capacidade de liderar projetos que abrangem o uso de ferramentas estatísticas e de ciência de dados.

• Suprir demandas regionais por recursos humanos qualificados em Estatística e Ciência de Dados para ocupar posições em instituições de ensino e pesquisa, empresas públicas e privadas, e órgãos do governo.
  • Promover a interação entre o curso de graduação em Estatística e a pós-graduação através da elaboração e desenvolvimento de projetos de ensino, extensão e pesquisa conjuntos.

• Estabelecer e consolidar intercâmbio e cooperação entre os pesquisadores deste programa, pesquisadores de outros grupos de pesquisa da UFBA e do estado da Bahia, e pesquisadores nacionais e internacionais para fomentar o desenvolvimento de trabalhos em conjunto.

O Mestrado em Estatística e Ciência de Dados e o Doutorado em Estatística e Ciência de Dados têm uma ligação estreita, incluindo a possibilidade de alunos cursarem algumas disciplinas optativas comuns. Isso permite aproximar os alunos dos dois graus acadêmicos, motivando a continuação da formação acadêmica dos alunos de mestrado ao ingressarem para o programa de doutorado. Em termos de colaboração com o Bacharelado em Estatística da UFBA, são organizados seminários e eventos conjuntos que permitem uma integração mais ampla entre o Bacharelado e o Mestrado. Além disso, abre a possibilidade de alunos do Bacharelado em Estatística cursarem disciplinas do Mestrado em Estatística e Ciência de Dados como optativas, recebendo os créditos respectivos, promovendo uma grande simbiose entre a graduação e a pós-graduação.

Este programa visa também criar um leque de possíveis colaborações com outros programas da UFBA e de outras instituições, pela relevância da área de Estatística e Ciência de Dados para a maior parte das áreas do conhecimento.